Reestruturação do Campeonato de Portugal

Adeptos de alma e não de ocasião.



    A fraca afluência dos adeptos aos estádios de futebol em Portugal coloca a Liga Portuguesa de Futebol no último lugar entre as seis melhores Ligas Europeias (Inglesa, Espanhola, Italiana, Alemã e Francesa) relativamente à lotação dos estádios em dia de jogo.
     Tirando os três grandes e algumas excepções a Liga Portuguesa tens os estádios com pouca gente a assistir face à capacidade total dos mesmos. Sendo poucas as equipas que costumam ter sempre “casa cheia” quando jogam em casa como é o caso do Vitória de Guimarães e do Chaves que conseguem atrair massa adepta aos seus estádios.
     Nesse aspecto devemos aprender muito com os adeptos das outras ligas. Na Liga Alemã os adeptos enchem sempre os estádios seja de que equipa for, apoiando a sua equipa, esteja bem ou mal classificada dando espectáculo nas bancadas e mostrando o que é amor ao clube. Na Liga Inglesa e Espanhola - ligas onde os horários de jogo são mais variados por causa das transmissões a nível mundial - os estádios - até os das equipas que estão na zona de descida - têm mais adeptos que os que estão a meio da tabela em Portugal.
      Os adeptos espanhóis deveriam melhorar a forma como se manifestam face aos seus atletas e ex-atletas. É inadmissível que um jogador como Sergio Ramos, que foi formado no Sevilha, foi jogador no Sevilha, sempre disse pertencia ao Sevilha, tenha sido insultado no Sanchez Pijuan a par da sua família que é sócia do clube. Semelhante situação acontece com Ronaldo cada vez que nas suas exibições não faz um golo ou que falha uma oportunidade sendo enxovalhado pelos adeptos quando já deu tanto de si ao clube sendo melhor marcador da sua história.
     Sinto que os jogadores, treinadores e os restantes envolvidos no espectáculo futebolístico mereciam que a assistência dos adeptos aos seus jogos fosse mais elevada, pois é mais gratificante para os jogadores executarem as suas exibições se contarem com o apoio incondicional dos seus adeptos, desde que o façam de forma civilizada e de acordo com as regras de conduta num estádio de futebol.
       Como adeptos e apreciadores de um espectáculo de futebol, podemos contribuir para que algo seja feito no sentido de reduzir o número de estádios vazios em dia de jogo.

Comentários