Reestruturação do Campeonato de Portugal

A importância do reforço muscular para o jogador de futebol.


   Atualmente podemos considerar o futebol o desporto rei, principalmente na Europa. Este mediatismo do futebol leva a que haja um grande número de praticantes.
     Se para o jogador de “fim de semana” a condição física geral não seja tão importante, para um jogador de nível competitivo mais elevado, com vários treinos e pelo menos um jogo por semana a conversa muda de figura.
      O reforço muscular no jogador de futebol é importante não só para a melhoria do seu desempenho desportivo, mas também para evitar lesões e recuperar melhor das mesmas quando estas acontecem.
     O treino da força pode variar de acordo com o objetivo a atingir, contudo há fatores que devem ser tidos em consideração como: o número de repetições e séries, a velocidade do movimento, pesos utilizados, tempos de pausa entre outros.
   A escolha dos exercícios a ser utilizados no reforço muscular no atleta vai depender de várias coisas:
 -Condição física do atleta;
 -Objetivo do treino;
 -Equilíbrio muscular que o atleta apresenta;
    Em caso de lesão devemos também ter em consideração o estado de cicatrização da lesão.

    Após isto podemos enumerar vários benefícios do reforço muscular para atletas de alto rendimento incluindo os futebolistas:
 -Ajudar a prevenir lesões;
 -Melhor e mais rápida recuperação de lesões e de períodos de imobilização;
 -Permite o reforço dos grupos musculares solicitados na modalidade praticada, com vista à melhoria do desempenho;
 -Trabalho de habilidades com ligação indireta ao futebol (equilíbrio, propriocepção);
 -Aumento da massa magra em detrimento da massa gorda;
 -Desenvolvimento equilibrado dos músculos agonistas e antagonistas;
 -Desenvolvimento muscular de estruturas menos solicitadas durante a prática da modalidade de modo a um desenvolvimento equilibrado de todo o corpo de maneira a evitar desequilíbrios e problemas daí originários.


    Assim podemos afirmar que o reforço muscular não sendo o objetivo principal de uma modalidade como o futebol é um pilar do treino que não deve ser descurado, pois permite um melhor desenvolvimento do atleta bem como a melhoria de várias competências físicas. 

Comentários