Reestruturação do Campeonato de Portugal

‘Geração de Ouro’ dos treinadores portugueses.



  Em Portugal existe um pré Mourinho e um pós Mourinho ao nível do treino de futebol. 

 José Mourinho em 2003/2004 venceu a Champions league pelo F.C. Porto, e transferiu-se para o Chelsea(sendo campeão pelo clube, algo que não acontecia à 50 anos). Mourinho era um inovador nos seus métodos de treino. Então, após todo este sucesso de Mourinho o mundo do futebol mudou bastante, passando também os treinadores a auferirem ordenados altíssimos. E em Portugal, no pós Mourinho existiu um “Boom” em relação aos treinadores. Até esta altura mais de 90% dos treinadores( e restantes elementos das equipas técnicas) eram ex-jogadores, mas a partir daí começaram a aparecer mais treinadores sem passado no futebol como jogadores, a partir de então o sonho de muitos jovens já não é ser profissional de futebol, mas sim treinador. 

  E atualmente podemos dizer que estamos perante os “anos de ouro” ou perante a “geração de ouro” dos treinadores portugueses. Temos neste momento, nas ligas profissionais(1º e 2ª liga) nas 48 equipas profissionais(a contar com as equipas B), 47(Lito Vidigal é Angolano) treinadores portugueses e cada vez mais uma aposta em treinadores jovens. Para não falar nos treinadores a dar cartas no estrangeiro.
  Ora vejamos, na primeira liga temos, em grande foco, Sérgio Conceição(43 anos), Jorge Jesus(63 anos) e Rui Vitória(47 anos) a lutar pelos lugares cimeiros da tabela. 
Na luta( assumida) pela Europa, temos Abel Ferreira(38 anos), Daniel Ramos(46 anos), Pedro Martins(47 anos) e Miguel Cardoso(45 anos). 
  A aparecer com cada vez melhores exibições o Boavista de Jorge Simão(41 anos) e o Belenenses de Domingos Paciência(48 anos). Daí para baixo(na tabela classificativa da liga) temos( e erei falar apenas nos treinadores) Vítor Oliveira(64 anos), Luís Castro(56 anos), Lito Vidigal(48 anos sucessor de Ricardo Soares de 43anos), Petit(41 anos,sucessor de Vasco Seabra de 34 anos), Pepa(36 anos), Nuno Manta(39 anos), José Couceiro(55 anos), Sérgio Vieira(34 anos sucessor de Manuel Machado de 62 anos) e Ivo Vieira(41 anos, sucessor de Pedro Emanuel de 42 anos).




  Após todos este números, reparamos que temos uma média de idades de 46 anos nos treinadores da primeira liga, contando com muitos deles com menos de 40 anos. E sabendo que ninguém é melhor que ninguém e que ninguém é imprescindível, posso afirmar que temos 18 treinadores muito bons a liderar as equipas da Primeira Liga Portuguesa. 

Na segunda liga temos muitos treinadores jovens em destaque e alguns já com passagens pela primeira liga a quererem provar definitivamente o seu valor, temos Carlos Pinto(44 anos) no Santa Clara, a lutar pela subida e já eliminou duas equipas da primeira liga na taça de Portugal, Armando Evangelista(44 anos) no Penafiel, também na luta pela subida, Nuno Capucho(45 anos) de volta ao Varzim na esperança de voltar a praticar o bom futebol que o levou a ser contratado pelo Rio Ave na época passada. João Henriques(45 anos) no Leixões, também na luta pela subida e Ricardo Soares na Académica a suceder Ivo Vieira após inverterem a divisão onde treinam.
  Falando de treinadores portugueses lá fora temos, entre muitos outros os que mantém mais destaque são, o grande impulsionador dos treinadores portugueses, José Mourinho(54 anos) no Manchester United, Marco Silva(40 anos) no Watford, uma das grandes surpresas da Premier League esta época pela sua classificação e bom futebol que pratica, Nuno Espirito Santo(43 anos) no Wolverhampton a liderar a segunga liga inglêsa, Leonardo Jardim(43 anos) campeão francês em titulo, Paulo Fonseca(44 anos) no Shakhtar Donetsk campeão em titulo e a liderar a liga ucraniana e Paulo Sousa(47 anos) atualmente no Tianjin Quanjian depois de treinar a Fiorentina e ter sido apontado ao comando da Juventus. 

  É de dar valor a clubes como o Rio Ave, o Vit. Guimarães e o Paços de Ferreira que apostam constantemente em treinadores jovens e têm feito, ao longo dos anos épocas muito boas. 

  Posto isto, temos de afirmar que estamos perante a melhor geração de sempre em termos de treinadores nacionais e esperemos não ficarmos por aqui. Esperemos que a qualidade se mantenha e surjam ainda melhores treinadores portugueses no futuro.
Então para todos os jovens portugueses que ambicionam ser treinadores de futebol, não desistam dos vossos sonhos pois estão num dos melhores países do mundo para aprender(muito bem) esta profissão e para a começar a aplicar! 

Comentários